A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré aprovou por unanimidade na noite da última segunda-feira, 10, requerimento apresentado pelo vereador Marcelo Ortega que deliberou sobre a abertura de uma comissão especial para
promover um estudo da estrutura da saúde pública municipal e da qualidade do serviço prestado a população.
Serão convidados a participar das reuniões os profissionais da saúde médica, Instituições, Universidades, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ministério Público, Santa Casa, Governo Municipal, Conselho Regional de Medicina,
Sociedade Civil Organizada, Conselho Municipal da Saúde, Imprensa e usuários; que farão uma ampla discussão para conseguir promover a saúde da maneira mais eficiente para as pessoas.
A vereadora Rosângela Paulucci disse que a Comissão poderá fazer um levantamento para se conhecer a fundo o que está acontecendo com a saúde.
“Se gasta mais do que é determinado legalmente com resultado que nós teríamos condições de apresentarmos alguma solução ou pelo menos algumas alternativas” disse a vereadora.
Outra questão que foi abordada durante a discussão do requerimento foi à quantidade de atendimentos realizados em pacientes de outras cidades e a contrapartida que a cidade está recebendo.
“Eu vou pessoalmente duas ou três vezes por semana na Santa Casa e vejo muitas ambulâncias vindas de fora com pacientes gravíssimos. Esses pacientes vêm para Avaré usam a vaga do nosso município, usam atendimento dos nossos funcionários. Será que esse repasse que estamos recebendo é adequado ao tratamento que eles vão receber?” – questionou Barreto.
A Comissão Especial de Estudos da Saúde será composta por 5 membros titulares e 5 membros suplentes que durante 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, realizarão as reuniões. Serão membros titulares os vereadores Marcelo Ortega, Rosângela Paulucci, Edinho da Farmácia, Dr. Ernesto Albuquerque e Bruna Silvestre. Os suplentes serão os vereadores Roberto Araujo, Carlos Alberto Estati, Barreto do Mercado, Tucão e Davi Cortez que substituirão os titulares em caso de ausência.
Ainda durante essa semana será realizada uma reunião entre os vereadores para a eleição dos cargos e a formação de uma agenda de reuniões, visitas e questionamentos; para conhecer melhor a situação da saúde pública em Avaré. |