A informatização da carteira de vacinação foi motivo de um dos requerimentos feitos pela vereadora Rosângela Paulucci (PMDB), na última sessão da Câmara, realizada no dia 25 de abril.
A intenção da vereadora é que, através da informatização, todas as unidades de saúde de Avaré possam ter acesso ao histórico de vacina de cada paciente.
Em seu ofício, enviado ao prefeito Poio Novaes (PMDB), Rosângela Palucci lembra que a carteira de vacinação contém informações de extrema importância e deve ser guardada por toda a vida, porém com o passar do tempo, ou pelo mau uso e armazenamento, elas se deterioram, ficam ilegíveis ou até mesmo são perdidas, dificultando o acesso a essas informações. “Nesse sentido, a presente medida visa armazenar em um banco de dados eletrônico todas as informações dos pacientes, a fim de evitar confusões e conflitos com relação as vacinas já tomadas, para que não venha a tomar novamente”, explica a vereadora.
Também na noite do dia 25, a líder do prefeito pediu que seja feito um estudo para que haja a divulgação de uma lista eletrônica atualizada de medicamentos considerados de venda livre, de uso corriqueiro, disponíveis na rede municipal de saúde.
“Esta medida torna o processo mais eficiente para os munícipes e evita que tenham de se deslocar até as Unidades Básicas de Saúde, sem a certeza de que medicamento que necessitam estará disponível”, afirma a vereadora em sua indicação.
Terapias naturais
Rosângela Paulucci também está solicitando o estudo de um projeto piloto, cuja finalidade é disponibilizar atendimento com terapias naturais a população de Avaré.
Terapia natural ou complementar consiste na utilização de tratamentos diferentes dos meios tradicionais usados na medicina convencional, ou seja, é forma natural de permanecer saudável por meio de recursos naturais, reformulando hábitos alimentares, buscando a desintoxicação e restabelecimento do organismo. Assim, diversas cidades do país, vem implantando em seus sistemas de saúde, terapias naturais.
Dentre as mais diversas terapias encontram-se fitoterapia, terapia floral, aroma terapia, cromoterapia, quiropraxia, terapias de respiração e acupuntura.
“Esta minha ideia visa estimular a realização de estudos sobre terapias naturais, visto a notável e crescente procura da população pela técnica, e caso haja a viabilidade da implantação em nosso município, que seja condicionada ao reconhecimento do exercício de suas modalidades”, acrescenta a vereadora.
Finalizando seus requerimentos e indicações da noite do dia 25, a vereadora e líder do prefeito pediu a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), localizada junto ao Poupatempo, que instale,nos locais de exames de direção, abrigos e banheiros químicos para homens e mulheres. |