O presidente da Câmara de Avaré, Denilson Ziroldo (PSDB), está pedindo ao prefeito Poio Novaes (PMDB) que estude uma forma de realizar parcerias com imobiliárias, para que estas auxiliem no combate a criadouros de mosquitos Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zica e chikungunya.
De acordo com a última atualização da Vigilância Epidemiológica, Avaré tem 12 casos confirmados de dengue, sendo cinco autóctones, ou seja, foram adquiridos na própria cidade.
“Uma das grandes preocupações com relação a focos do mosquito são as casas fechadas, para isso, estou pedindo que exista uma parceria com as imobiliárias, para que haja fiscalização destes imóveis”, explica o presidente do Legislativo.
O requerimento de Denilson Ziroldo foi apresentado na sessão do dia 18 de abril e aprovado por unanimidade. Na mesma noite, o vereador pediu que a Secretaria de Saúde estude a possibilidade de criar a Semana de Conscientização, Cuidados e Métodos de Prevenção e Combate ao vírus HIV nas escolas, unidades básicas de saúde, hospitais e espaços públicos do município.
Ziroldo também sugeriu à Secretaria de Saúde que realize acompanhamento odontológico, em crianças de zero a cinco anos, nas unidades básicas de saúde, no mesmo período em que ocorrem as vacinações preventivas.
Para o presidente da Câmara, esta é uma forma de, desde cedo, educar crianças com relação a saúde bucal e também a importância de sempre realizar visitas periódicas ao dentista.
“Ações educativas e preventivas são importantes para que mãe e filho tenham saúde e bons hábitos de maneira permanente e efetiva”, ressalta Denilson Ziroldo, que também é dentista.
|