CÂMARA DE VEREADORES DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE AVARÉ

Avenida Gilberto Filgueiras, 1631 - Alto da Colina - Avaré-SP - CEP: 18706-240

Fone: 0800-77-10-999 / (14) 3711-3070 / (14) 99726-5444 / (14) 99786-2458

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sessões Ordinárias: Toda segunda-feira às 19h

conteudo
Vereadora pede atenção com alunos superdotados
 

Professores capazes de identificar alunos com altas habilidades. Este foi o motivo de um dos requerimentos da vereadora e líder do prefeito, Rosângela Paulucci (PMDB), nesta semana.

Em um ofício enviado ao prefeito Poio Novaes, Rosângela Paulucci questiona se os professores da Rede Municipal de Ensino possuem capacitação para identificar estes alunos.

Em caso de a resposta ser negativa, a vereadora sugere que haja alguma capacitação para os professores. “O objetivo desta medida é identificar e permitir que alunos superdotados e seus responsáveis disponham de informações adequadas, atendimento e encaminhamento corretos, a fim de que possam desenvolver de forma plena as suas habilidades”, explica Rosângela Paulucci.

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva um aluno com altas habilidades/superdotação demonstra potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresenta elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.”

A líder do prefeito lembra que é de extrema importância a oferta de desafios e atividades suplementares a esses alunos. Segundo a vereadora, que também é professora, para o alcance das habilidades e o sucesso escolar, tornam-se imprescindíveis projetos pedagógicos específicos e identificação eficaz por parte dos profissionais, visando aperfeiçoar suas potencialidades de aprendizagem.

Segundo a Organização Mundial da Saúde há  oito milhões de pessoas com níveis de capacidade cognitiva acima da média.

“Cabe destacar que a identificação deve ocorrer o quanto antes, de forma a se evitar problemas que acarretam o desinteresse em sala de aula e consequentemente o baixo rendimento escolar, alerta Rosângela Paulucci.

Também durante a última sessão da Câmara, realizada no dia 11 de abril, Rosângela Paulucci pediu que o prefeito realize estudos visando instituir incentivo fiscal às empresas estabelecidas na cidade, que firmarem contrato de trabalho para o primeiro emprego de jovens residentes no município.

Ela lembra que conseguir o primeiro emprego continua sendo um desafio. Segundo a vereadora, o incentivo poderá consistir em abatimento dos valores devidos ao município, como o Imposto Sobre Serviços (ISS), para as empresas que efetivarem no município 10% de novas contratações, podendo ser: 1% quando a empresa contribuinte já mantiver 20 empregados; 1,5% quando mantiver de 21 a 50 empregados; 2% quando mantiver 100 empregados, vigorando os incentivos enquanto perdurarem as contratações.

E finalizando seus pedidos da última segunda-feira, Rosângela Paulucci também está sugerindo a Centros Esportivos, Praças e Parques do município, que afixem avisos orientando atletas amadores a realizar alongamento musculares de forma adequada à prática de seus esportes.

 

Fonte: Asessoria de Imprensa do Legislativo

Data: 15/04/2016

Voltar para inicial   Mais notícias...

Agenda
04/04/2024 - Audiência Pública 3º quadrimestre de 2023 da AVAREPREV - 19h
04/04/2024 - Audiência Pública 3º quadrimestre de 2023 da FREA - 19 horas
14/03/2024 - Oitivas da "CPI do Camping" a partir das 9 horas
07/03/2024 - Oitivas da "CPI do Camping" a partir das 9 horas

Mais eventos


Links
Assuntos
Midias
Mapa do Site

Acesso à Informação (e-SIC)
Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré

Copyright © 2015- Todos os Direitos Reservados à Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré

Desenvolvido por DZ Web & Design