O vereador Edson Flávio Theodoro, o Edinho da Farmácia (PV), parabenizou, durante a última sessão da Câmara, o Grupo DOWN em Avaré – FLUIR (Famílias Ligadas à União, Inclusão e Reconhecimento).
“O grupo tem como objetivo conscientizar sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. E hoje, dia 21 de março, também celebramos o Dia Internacional da Síndrome de Down”, lembrou o vereador Edinho da Farmácia.
Ainda sobre o tema inclusão, Edinho participou, na noite de terça-feira, da palestra “Desvendando a lei brasileira da inclusão”, que aconteceu no Instituto Federal de São Paulo e foi promovida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A palestra foi ministrada pela secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas (SP), Emmanuelle Garrido Alkmin.
Evolução da inclusão no Brasil
No dia 21 de março, o mundo comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data remete à luta para a inclusão das pessoas com a deficiência nas escolas, no mercado de trabalho e nas relações sociais. Em consequência desse movimento, dados do Censo Escolar revelam que houve um crescimento expressivo nas matrículas de pessoas com deficiência na educação básica regular, ou seja, em turmas em que também estudam crianças sem deficiência. No ano de 2014, eram 698.768 alunos especiais matriculados em classes comuns.
Em 1998, cerca de 200 mil pessoas estavam matriculadas na educação básica, sendo apenas 13% em classes comuns. Em 2014, eram quase 900 mil matriculas e 79% delas em turmas comuns. “Se considerarmos somente as escolas públicas, o percentual de inclusão sobe para 93% em classes comuns”, explicou a diretora de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Martinha Clarete dos Santos.
De acordo com Martinha, a luta para que crianças e jovens com Síndrome de Down ou qualquer outra deficiência se mantenha na escola é grande. “Hoje o MEC apoia técnica e financeiramente estados e municípios na formação de professores e oferecendo recursos tecnológicos de suporte aos deficientes.” Segundo a diretora, 42 mil escolas já receberam recursos multifuncionais para acessibilidade e 57 mil escolas tiveram verbas para adequação da estrutura de forma que atenda melhor às necessidades das crianças.
Dados do Ministério da Educação revelam que também houve um aumento de 198% no número de professores com formação em educação especial. Em 2003, eram 3.691 docentes com esse tipo de especialização. Em 2014, esse número chegou a 97.459. (Com informações do portal do MEC).
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