Vereadores da Comissão Especial da Saúde visitaram, na última semana, o Centro de Saúde I de Avaré, o chamado “postão” da Rua Acre.
Estiveram presentes os vereadores Marcelo Ortega (PV), Rosângela Paulucci (PMDB), Ernesto Albuquerque (PT) e Barreto do Mercado (PT), que foram recebidos pela enfermeira chefe do “postão”, Adriana Fernandes.
Durante a visita, os vereadores conheceram os departamentos do Centro de Saúde e conversaram com os funcionários do local.
A Comissão trabalha para fazer um diagnóstico da situação da Saúde em Avaré.
De acordo com Adriana Fernandes, a contratação de novos médicos especialistas (nas áreas de neurologia, cardiologia, pediatria e otorrinolaringologia) ajudou muito na diminuição do fluxo de atendimento dos pacientes que procuram o “postão”.
A enfermeira também garantiu que a quantidade de medicamentos existente na farmácia do Centro da Saúde tem sido suficiente para atender todos pacientes.
Outro setor que vinha sendo alvo de reclamações, a sala de vacinas, agora, segundo a enfermeira chefe, passou a contar com três funcionárias, que atendem de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h, sem horário de almoço.
Adriana Fernandes também falou sobre o atendimento odontológico que é feito no “postão”, através do programa “Brasil Sorridente”. “Funciona de forma satisfatória. Geralmente, os atendimentos odontológicos são feitos nos postos dos bairros e os casos mais complexos encaminhados para cá”, esclareceu.
O Brasil Sorridente é um programa do governo federal que visa garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira, o programa reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Centro de Saúde I também conta, segundo Adriana Fernandes, com nutricionista e quatro psicólogos. |