A Câmara de Vereadores de Avaré aprovou por unanimidade na Sessão Legislativa da última segunda-feira (23) o Projeto de Lei n° 67/2015, de autoria do Vereador Júlio César Theodoro (Tucão), que institui a Semana Municipal da Prevenção ao Suicídio.
A Semana Municipal será realizada entre os dias 10 a 17 de setembro de cada ano e terá como finalidade capacitar a rede de acolhimento na Estância Turística de Avaré e sensibilizar a sociedade sobre o tema “suicídio” através de palestras e cursos para todas as faixas etárias que transmitam uma reflexão sobre os aspectos do problema do suicídio e a valorização da vida.
“Avaré está no centro do debate desse tema, nós recebemos na última audiência da Comissão Especial da Saúde a representante do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e ela nos passou a evolução do Caps. Desde quando foi criado ele teve mais estrutura, faltam alguns funcionários, mas hoje temos uma condição razoável para atender a demanda que é grande” – disse Marcelo Ortega.
Segundo o projeto, a divulgação, planejamento e realização dos eventos ficarão a cargo da comissão organizadora, que poderá fazer parcerias com a Secretaria da Saúde, Centro de Valorização a Vida (CVV), Grupo de Apoio Moral Avareense, igrejas e outros movimentos sociais que atuam na prevenção ao suicídio.
“O mérito da propositura é no sentido de chamar a atenção para o fato, que é algo muito importante, em razão dos dados que tem sido divulgados dos números de suicídios e das tentativas de suicídios. Os dados passados para nós diz que há em tratamento 53 mulheres e 41 homens que tentaram o suicídio e estão em tratamento” disse Ernesto Albuquerque.
Em Avaré, os números de suicídio extrapolam os considerados normais pelas Nações Unidas. A prevenção é a primeira medida e é preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema. Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio, diz o Projeto de Lei que foi aprovado.
|