Praças e parques públicos de Avaré foram declarados como áreas de especial interesse cultural por força da aprovação unânime do Projeto de Lei nº. 233/2025, que institui o Programa “Cultura nos Bairros”. A iniciativa do vereador Hidalgo André de Freitas (PSD) ganhou força na sessão ordinária de segunda-feira, 3/11, e o projeto, inclusive, já foi sancionado pelo Executivo através da Lei Municipal de nº 3.330, de 05 de novembro de 2025.
O Programa “Cultura nos Bairros” é voltado à valorização, fomento e difusão das manifestações culturais e artísticas populares em todas as regiões do município, com especial atenção às áreas periféricas e de menor acesso a equipamentos culturais.
“Entendemos que a cultura seja um dos pilares fundamentais para a construção da cidadania, o fortalecimento da identidade local e à promoção do desenvolvimento humano. No entanto, ainda existe grande desigualdade no acesso aos bens e serviços culturais, especialmente em bairros afastados do centro urbano, onde há carência de políticas públicas que valorizem a expressão artística da população local”, enfatiza Dr. Hidalgo.
Com base nisso, o programa proposto pretende utilizar praças, parques e demais espaços públicos como Áreas de Especial Interesse Urbanístico é Cultural, transformando-os em pontos de encontro e convivência onde a cultura possa florescer de forma acessível, gratuita e democrática.
“Essa política contribui não apenas para a inclusão social, mas também para o fortalecimento da economia criativa e o incentivo ao turismo de base comunitária. As ações previstas incluem apresentações musicais, espetáculos de teatro e dança, manifestações folclóricas, exposições, feiras de artesanato e oficinas”, explica o autor do programa completando que sua execução ficará sob responsabilidade de secretarias municipais como as de Cultura e Esportes, em articulação com outras pastas e com o apoio de entidades civis, coletivos culturais, associações de moradores e instituições públicas ou privadas.
Ações
No âmbito do Programa “Cultura nos Bairros”, a prefeitura poderá promover, em caráter itinerante ou periódico, as seguintes ações:
· fomentar o desenvolvimento econômico, social e turístico dos bairros;
· apresentações de cantores, bandas e grupos musicais, com preferência a artistas locais:
· montagem e exibição de espetáculos teatrais, de dança, poesia, performances e manifestações folclóricas;
· feiras de artesanato, exposições culturais e atividades formativas;
· incentivo à produção, circulação e difusão da cultura popular nos bairros do município.
“A iniciativa também está em consonância com os princípios constitucionais de acesso à cultura, valorização das expressões culturais regionais e descentralização das políticas públicas, além de contribuir para a revitalização de espaços públicos e fortalecimento do tecido social nos bairros avareenses”, finaliza Dr. Hidalgo.
|