A Câmara Municipal de Avaré promoveu na noite de quarta-feira, 29, a primeira edição da Medalha de Mérito Legislativo “São Lucas”, honraria instituída para homenagear representantes da classe médica do município que prestam relevantes serviços à comunidade.
A Medalha de São Lucas, que segundo a história foi apóstolo evangelista e médico de profissão, por isso é tido como o padroeiro dos médicos, foi criada por força do Decreto Legislativo de nº. 384/2025, de autoria do vereador Luiz Cláudio da Costa, e a solenidade de entrega das honrarias deve ser realizada a cada dois anos.
Nesta primeira edição, 11 médicos e médicas foram agraciados com a honraria, sendo eles: Dr. Cristiano Duarte da Silveira (cardiologista, indicação do vereador Dr. Hidalgo); Dr. Diclei Antônio Diniz (pediatra, indicação do vereador Everton Eduardo Machado); Dr. Dilermando Chaves Del Guerra (anestesiologista, indicado por Pedro Fusco); Dr. Ernesto Ferreira de Albuquerque (pediatra, indica de Barreto); Dr. José Carlos de Arruda Campos (pediatra, indicação de Luiz Cláudio da Costa); Dra. Kamila Gomes Alba (pediatra, indicação de Ana Paula); Dr. Lucas Figueiredo Maia Roque (radiologista, indicação de Jairinho do Paineiras); Dra. Marlene Andrade Noronha (pediatra, indicado por Magno Greguer); Dr. Miguel Arcanjo Ferreira Paulucci (ortopedista, indicado por Léo Ripoli); Dr. Nilson Bruno Evangelista (oncologista, indicação de Moacir Lima); Dra. Valéria Batista Boreck Seki (oftalmologista, indicação de Samuel Paes).
Todos os homenageados tiveram suas biografias lidas pelo cerimonial e no momento da entrega das medalhas, familiares e amigos puderam participar do registro fotográfico.
Destaque para alguns profissionais que, além de serem homenageados pelos serviços prestados como médicos, também tiveram participação na vida política de Avaré, como o ex-prefeito Dr. Miguel Paulucci e os ex-vereadores Dr. Ernesto Ferreira de Albuquerque e Dr. José Carlos de Arruda Campos.
Ao final da sessão solene, o presidente da Câmara, vereador Samuel Paes, agradeceu a presença de todos e enalteceu o trabalho de cada um dos médicos e médicas homenageados, ressaltando que “são merecedores por repercutirem o famoso juramento de Hipócrates, o código de conduta médica que estabelece o compromisso do profissional em consagrar a vida ao serviço da humanidade, priorizando a saúde do paciente, exercendo a profissão com dignidade e consciência, e mantendo o sigilo médico”.
|