A Câmara de Vereadores de Avaré aprovou por unanimidade na sessão ordinária de segunda-feira, 09, o Projeto de Resolução 09/2025, de autoria do vereador Francisco Barreto de Monte Neto (PT), que cria a Galeria das Mulheres Vereadoras.
De acordo com o projeto, na galeria serão expostas as fotos de todas as ex-vereadoras que já cumpriram mandato na cidade, com identificação do nome e do período dos respectivos mandatos, espaço esse que ficará no Plenário/Auditório da Câmara.
Em sua justificativa, o autor do projeto, vereador Barreto, afirma que a iniciativa de criar uma galeria de vereadoras tem como objetivo valorizar a participação feminina no Poder Legislativo e homenagear as mulheres que contribuíram para a democracia local.
“A galeria valoriza o trabalho das mulheres no Legislativo, tornando-as visíveis e reconhecidas por suas contribuições. A exposição das vereadoras pode inspirar jovens mulheres a se engajarem na política e a buscar o poder decisório, bem como contribui para a promoção da igualdade de gênero no Legislativo, mostrando que as mulheres são capazes de ocupar cargos de liderança”, ressalta Barreto.
“Mulheres na Política” é a nomenclatura dada ao espaço que será disposto na Casa de Leis, com inauguração prevista em sessão solene.
As pioneiras
De acordo com o pesquisador e historiador Gesiel Júnior, a professora Martha Fagundes de Barros foi a primeira mulher eleita para a vereança em Avaré no ano de 1951. Era filha do ex-prefeito Félix Fagundes e da professora Saturnina de Almeida Fagundes, a popular Dona Bidunga. A professora acabou renunciando ao cargo em 1.953.
A segunda mulher eleita foi Edy Ferreira da Silva Paulucci (mãe do ex-prefeito Miguel Paulucci). Ela elegeu-se vereadora em 1972, sendo a mais votada proporcionalmente até hoje na história eleitoral de Avaré; reelegeu-se em 1976.
As demais foram:
· Maria Margarida Piedade Novaes, esposa do ex-prefeito e médico Dr. Paulo Dias Novaes (elegeu-se para o quadriênio 1993-1996);
· Aparecida Ivani Batista de Oliveira Conceição (elegeu-se para o quadriênio 1993-1996; presidiu a Câmara interinamente);
· Marialva Araújo de Souza Biazon (detentora do maior número de mandatos, cinco, tendo sido a primeira mulher a eleger-se presidente da Câmara em 2001, e reeleita para o cargo em 2011);
· Maria José Forte Bertolaccini (eleita suplente para o quadriênio 1997-2000; assumiu como vereadora por algumas sessões no ano 2000);
· Rosana Alice Ubaldo Ribeiro Paulucci, foi esposa do ex-prefeito Miguel Paulucci (elegeu-se nos anos de 2001 e 2004);
· Rosângela Paulucci Paixão Pereira (vereadora por quatro mandatos, sendo um como suplente);
· Maria Isabel Dias (suplente que assumiu)
· Bruna Maria Costa Silvestre (a mais jovem a se eleger vereadora em 2012, presidiu a Câmara no biênio 2013/2014)
· Adalgisa Lopes Ward (está em seu terceiro mandato consecutivo)
· Carla Cristina Massaro Flores (elegeu-se para o quadriênio 2021-2024)
· Paula Faria (veterinária, suplente que chegou a assumir algumas sessões no quadriênio 2021-2024)
· Maria Elisa Ribeiro Miranda (suplente que assumiu)
· Ana Paula Tibúrcio de Godoy (está em seu segundo mandato consecutivo)
· Maria Isabel Dadário (está em seu segundo mandato consecutivo)
· Marli da Costa Silva (Suplente que assumiu em 2025, mas deixou o cargo para ocupar função de secretária municipal)
|