Duas pessoas inscritas fizeram uso da Tribuna Livre da Câmara na sessão ordinária de segunda-feira, dia 5. Os temas explanados aos vereadores e ao público foram: a instituição no calendário oficial de eventos do município da Semana Djanira, e a Conferência Municipal da Saúde que este ano abordará sobre saúde mental.
O primeiro munícipe que fez uso da tribuna foi o ex-vereador, que também foi vice-prefeito de Avaré, Silvano Porto Rodrigues, que sugestionou sobre a apresentação de um projeto de lei (PL) para crianção da Semana Djanira em homenagem à célebre pintora avareense Djanira da Motta e Silva, tida como uma das mulheres artistas mais famosas e influentes da cidade.
Silvano falou um pouco sobre a vida da pintora e deixou com o vereador Barreto do Mercado (PT) material para elaboração de um PL para criação da Semana Djanira, evento que já foi realizado em gestões passadas, mas que nunca teve a sua oficialização como uma festividade anual no calendário de eventos do município.
A ideia passada aos vereadores ganhou apoio unânime, e deve se transformar num projeto de lei para tramitar na Câmara já nos próximos dias.
A outra munícipe que fez uso da tribuna foi a assistente social Francine Zanluchi, atual diretora da Residência Terapêutica (RT) de Avaré. Ela falou sobre a Conferência Municipal da Saúde que irá acontecer na cidade no próximo dia 15 de maio. O evento terá como tema "Concepções e relações de cuidado das pessoas acometidas por transtornos de saúde mental", e irá discutir os avanços e desafios no tratamento, como o serviço de RT, e suas possibilidades de reinserção social.
A Conferência faz parte do calendário nacional, promovido a cada quatro anos, e visa avaliar a situação atual da saúde, elencar propostas e eleger delegados que representarão o município nas etapas estaduais e nacional. A programação contará com palestras de profissionais da área e será realizada no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, das 8h às 11h da manhã.
TRIBUNA LIVRE – SAIBA COMO PARTICIPAR
A Tribuna Livre “Casa do Povo” é um mecanismo criado para que o cidadão possa se manifestar durante as sessões ordinárias da Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré.
Qualquer pessoa pode se inscrever e participar para fazer uso da palavra por cinco minutos, abordando temas de interesse coletivo e falando durante uma Sessão Ordinária diretamente aos vereadores e ao público que assiste as reuniões semanais ao vivo através dos canais digitais disponíveis.
Para se inscrever na Tribuna Livre o interessado deve se dirigir presencialmente à Câmara e protocolar seu pedido até a sexta-feira que antecede uma Sessão Ordinária, ou anteriormente em casos de feriado. São permitidas duas participações por sessão e a Mesa Diretora é responsável pela análise de cada pedido, podendo indeferir se for o caso.
|