A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré constituiu por meio do Ato da Mesa de nº. 18/2024, uma Comissão Especial de Estudos (CEE) temporária que pretende promover amplos debates acerca da causa animal na cidade.
O pedido de constituição da CEE partiu do Requerimento de nº 109/2024, de autoria da vereadora Maria Isabel Dadário (União), que em sua propositura fez diversas considerações entre elas o grande número de animais de rua e também o problema do abandono de cães e gatos que tem crescido muito nos últimos tempos.
“A Câmara de Vereadores precisa debater com profundidade o tema da causa animal e fazer estudos para compreender a nossa realidade e propor medidas para que o município avance em políticas públicas”, destaca a vereadora.
Ainda segundo a parlamentar, a comissão especial tem como objetivo ouvir especialistas, instituições, cuidadores, ativistas da causa animal, veterinários e faculdades para contribuir com a causa animal identificando os desafios e oferecendo um rol de alternativas e recomendações fundamentadas com dados, informações oficiais e estudos capazes de apontar caminhos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 2022 existiam cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas do Brasil, dos quais 10 milhões são gatos e 20 milhões, cães.
Além da vereadora Maria Isabel Dadário, compõem a CEE Adalgisa Lopes Ward (PSD) e Marcelo José Ortega (Podemos), que terão prazo de 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, para concluir os estudos e apresentar suas conclusões.
DA ASSESSORIA DE IMPRENSA
Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles
|