O Presidente da Câmara de Vereadores de Avaré, Toninho da Lorsa, aproveitou a sua palavra-livre na sessão da última segunda (10) para prestar informações à população dos 100 primeiros dias como chefe do Legislativo.
Segundo o vereador, a principal marca deixada nesse período é o profundo corte de despesas realizado. Comparando os 100 primeiros dias de 2016 com 2017, a redução chega a quase R$400 mil reais ou 30% de redução no custo da máquina Legislativa.
“Eu agradeço o apoio que recebo de todos os vereadores e principalmente a Mesa Diretora. Estamos fazendo a nossa parte, respeitando o dinheiro público, buscando a redução dos gastos e, se possível, vamos buscar ainda mais” – disse o Presidente da Câmara.
Durante os 100 primeiros dias foram realizadas oito sessões ordinárias e 5 audiências públicas. A Câmara ainda liberou mais de R$ 6 milhões de reais para as pastas da saúde, educação e assistência social.
“Para o que é prioridade para o município, saúde, educação e assistência social, nós não vamos medimos esforços e nos dedicar. Conseguimos fazer análise dos projetos e parecer em apenas seis dias” – disse Toninho da Lorsa
A Câmara também realizou quatro apontamos junto ao Tribunal de Contas e dois junto ao Ministério Público de licitações realizadas pelo Executivo. Os apontamentos vão contra o decreto 4735, de contenção de gastos.
“São referentes aos gastos com o Carnaval e Pintura de Postes. No nosso entendimento não é prioridade para a cidade e vai contra o decreto. Ninguém questiona a idoneidade das licitações e sim a prioridade dos gastos” – completou o Presidente.
Toninho também destacou que três projetos do Executivo foram rejeitados por unanimidade, Contribuição da Cultura, Conselho do Turismo e Transporte. A criação do orçamento impositivo, uma iniciativa inédita e que futuramente poderá ser estendido e aumentado.
“Fizemos algumas visitas em grupo bem importantes. Na Garagem Municipal, Pronto- Socorro e Sindicato dos Servidores; foram muito produtivas. Destaco também a Comissão para reavaliar o Regimento Interno” – disse Toninho.
O Presidente também pediu empenho de todos para buscar, de maneira saudável e madura, fazer uma cidade melhor. |