Com os crescentes casos de zika vírus em todo o país, a vereadora Rosângela Paulucci (PMDB) formulou, no último dia 29, uma indicação para que o prefeito Poio Novaes (PMDB), por meio do setor competente, estude a possibilidade da realização de uma campanha permanente de orientação, conscientização, combate e prevenção a doença voltada ao público estudantil.
De acordo com a indicação, a campanha deverá informar aos alunos sobre a importância da prevenção e dos riscos associados à doença, conscientizando-os quanto à necessidade do combate aos focos durante todo o ano e tornando as crianças orientadoras do assunto em suas casas e comunidades.
Também no mesmo dia, a vereadora sugeriu ao prefeito que comece a publicar no Semanário Oficial as listas com as solicitações de vagas nas unidades escolares.
A lista, de acordo com a vereadora, deve conter o nome de quem pretende a vaga, data da inscrição, escola pretendida, número de classificação e a convocação do responsável para preenchimento da vaga pretendida. “Essa medida é justamente para dar mais transparência no preenchimento das vagas nas unidades escolares do município”, justifica Rosângela Paulucci.
E também pensando nos alunos da rede municipal, a vereadora pelo PMDB sugeriu que seja implantado no município o “Projeto Férias”, que tem como objetivo oferecer uma programação diversificada as crianças no período de férias escolares, com atividades recreativas, artísticas, culturais e esportivas.
“O município conta com vários espaços públicos que podem ser explorados pelos educadores e agentes envolvidos no projeto, para atender aos alunos da rede municipal, favorecendo a formação de hábitos de higiene, socialização e integração dos participantes, além de oferecer uma opção de lazer durante as férias”, diz a líder do prefeito na Câmara.
Segundo Rosângela Paulucci, o projeto, ainda idealiza uma situação de segurança para as crianças e adolescentes que, na época de férias escolares, ficam expostos aos riscos psicossociais.
Rosângela Paulucci pediu, também no dia 29 de fevereiro, que seja realizado o replantio de árvores, nos espaços vazios, do canteiro central das avenidas de Avaré.
“As árvores, além de tornar a cidade mais bonita, promovem uma melhoria significativa na qualidade de vida da população, já que fornecem sombra, amenizam o calor e servem de abrigo e alimento a várias espécies de pássaros. A vegetação também diminui a propagação do ruído, retém poeira e micro organismos patogênicos, entre inúmeros outros benefícios”, justificou a vereadora.
Pesquisas apontam que a diferença de temperatura entre uma rua arborizada e uma sem árvores no mesmo bairro e na mesma altitude pode chegar a 2,5ºC.
Finalizando seus requerimentos e indicações, da última sessão da Câmara, Rosângela pediu ao prefeito Poio Novaes e a Companhia Força e Luz Santa Cruz (CPFL) que informem sobre a possibilidade de haver um entendimento entre poder público, CPFL e operadoras de telefonia e TV instaladas em Avaré, com a finalidade de solucionar o problema de fios emaranhados e pendurados nos postes da cidade, que, além de resultar péssimo visual, representam perigo iminente.
|