A Câmara de Vereadores de Avaré aprovou por unanimidade na noite da última segunda-feira, 25, o Plano Municipal de Educação (PME) que irá vigorar pelos próximos 10 anos dando as orientações para o setor no município.
No texto há diversas diretrizes que serão consideradas para a evolução educacional de Avaré, entre elas está a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, superação das desigualdades educacionais, melhoria da qualidade da educação, formação do trabalho para a cidadania, entre outros.
“É uma necessidade que cada município discipline, é uma exigência do estado de São Paulo, nós temos sim que disciplinar, e a forma que isso foi elaborado em cima de uma situação concreta do nosso município nós temos mais que aprovar” – disse a vereadora Rosângela Paulucci.
O PME segue as informações contidas no Plano Nacional da Educação (PNE), porém não impede que o município avance e complete o seu plano com outros objetivos ou com metas mais ambiciosas. Segundo o texto “O importante é que o PME não esteja descolado dos objetivos da população e dos administradores municipais”.
Diversas reuniões temáticas foram realizadas sempre com a participação ativa de todos os que estão envolvidos na área. Escolas públicas, particulares, Faculdades e todos os setores da área deverão seguir as orientações do Plano Municipal da Educação.
O vereador Marcelo Ortega destacou o envolvimento das pessoas que trabalharam para a elaboração deste importante documento e realizaram as coordenadas educacionais para os próximos anos.
“Parabéns as professoras, diretoras de escola, Secretária Lúcia Lelis, todos os envolvidos nesse trabalho que resultou nesse PL que vamos transformar em Lei” – completou o vereador.
Agora o Projeto segue para a sansão do Executivo que deverá dar prosseguimento as normas contidas no documento. |