A Estância Turística de Avaré deve incluir em seu calendário oficial de eventos a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo, iniciativa proposta pela vereadora e professora Adalgisa Ward (Podermos) através do projeto de lei 153/2025 de sua autoria aprovado por unanimidade na sessão ordinária de segunda-feira, dia 04.
De acordo com a proposta, a Semana de Conscientização sobre o Autismo deverá ocorrer sempre na primeira quinzena do mês de abril, já que o dia 2 é tido como o dia mundial de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de dar mais visibilidade ao tema.
A Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo terá como objetivos: promover o conhecimento e a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), incentivando a inclusão e o respeito às pessoas autistas; oportunizar debates e ações educativas sobre o TEA, envolvendo escolas, órgãos públicos e a sociedade em geral; realizar atividades voltadas à capacitação de profissionais da educação e da saúde para o atendimento adequado às pessoas com autismo; estimular a criação de políticas públicas que garantam acessibilidade e suporte adequado às famílias e indivíduos autistas; e divulgar informações e experiências sobre o autismo, reduzindo preconceitos e promovendo a empatia.
“O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, impactando habilidades de comunicação, interação social e comportamento. A criação de uma semana alusiva ao TEA é uma medida fundamental para ampliar o conhecimento da população e garantir mais inclusão e respeito às pessoas autistas”, justifica a vereadora.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que aproximadamente uma em cada cem crianças no mundo está dentro do espectro autista. No Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas convivam com o TEA.
“No entanto, a falta de informação ainda é uma grande barreira, dificultando o diagnóstico precoce, o acesso à educação inclusiva e o suporte adequado às famílias. A criação desse evento visa mobilizar escolas, órgãos públicos e entidades sociais para realizarem atividades de conscientização, promovendo o diálogo sobre o autismo e fortalecendo o compromisso do município com a inclusão e a acessibilidade”, explica a professora Adalgisa.
|