A viabilização da regulamentação de um decreto de 2009, do ex-prefeito Rogélio Barcheti, sobre a área de Proteção da Bacia Hidrográfica do Córrego dos Farias, foi tema de um dos requerimentos do vereador Júlio Cesar Theodoro, o Tucão, na sessão camarária de 30 de maio.
De acordo com Tucão é necessário, a princípio, que seja fornecido pela Secretária do Meio Ambiente uma certidão para os proprietários locais, para que eles possam desenvolver projetos ambientais na área.
“Com a notificação dessas áreas para os proprietários, eles poderão contribuir com projetos para aperfeiçoamento do parque ecológico, para criação do turismo sustentável, preservação da água e políticas de sustentabilidades, tendo em vista que uma cidade para o futuro tem gestão inovadora e políticas sustentáveis”, explica Tucão em seu pedido à Secretaria de Meio Ambiente.
No decreto de 2009, Barcheti apontava que a área apresenta característica natural de relevante valor ambiental. “As matas nelas contidas ainda guardam remanescentes significativos da flora e da fauna”.
A área mede cerca de 2,7 mil hectares e conta com 26 nascentes.
Tucão ressalta a importância da criação do chamado corredor ecológico, que tem como objetivo criar uma área de preservação, e proteger a fauna, a flora regional e as águas.
“É também importante para a criação de uma reserva ecológica e a geração de sementes e mudas. Este perímetro será o futuro Jardim Botânico de Avaré”, destaca o vereador.
|