A vereadora e líder do prefeito na Câmara, Rosângela Paulucci, está sugerindo, através de um requerimento, que a secretária de Educação, Lúcia Lellis, estude a criação de um projeto que leve, para dentro das instituições de ensino, o profissional de Serviço Social (Assistente Social).
O grande objetivo da presença deste profissional nas escolas seria prevenir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos.
No requerimento, Rosângela apresenta alguns pontos que podem ser desenvolvidos pelo profissional como: criar e executar programas de proteção social amplo, que integre de forma articulada serviços sociais e assistenciais fornecidos pelo município, voltados aos pais e alunos no âmbito da educação, em conjunto com as demais políticas sociais, instituições privadas e organizações comunitárias locais.
“Gostaria que este projeto pudesse auxiliar também na coordenação e execução e outros programas assistenciais, já existentes no município e executasse, periodicamente, visitas domiciliares para ampliar o conhecimento acerca da realidade social e familiar do aluno”, sugere a vereadora.
Rosângela Paulucci lembra que a criação de um programa multidisciplinar tem também o objetivo de prevenir a violência e o uso de drogas e álcool, além de prestar esclarecimentos sobre possíveis doenças. “O profissional de Serviço Social aumenta as possibilidades de se construir uma ponte que permita interligar ainda mais a família e a escola”, diz a vereadora.
Para a líder do prefeito, este programa é importante para mapear as condições dos estudantes de Avaré e também a relação social de suas famílias. “Assim o poder público, através do profissional de Serviço Social na escola, conseguirá identificar as demandas presentes no espaço escolar, e poderá também auxiliar e facilitar os trabalhos dos profissionais da educação”.
|