O vereador Carlos Alberto Estati (DEM) enviou à Assembleia Legislativa do Estado São Paulo uma moção de apoio Frente Parlamentar para a Duplicação da SP255.
Na Câmara de Avaré, Estati foi um dos vereadores mais participantes das reuniões desta Frente Parlamentar, que encerrou suas atividades no dia 12 de março deste ano.
A moção do democrata foi subscrita pelos vereadores Jair Canovas (DEM), Júlio César Theodoro (DEM), Barreto do Mercado (PT) e Ernesto Albuquerque (PT).
“Através desta moção estou pedindo para que a Assembleia Legislativa, através de seu presidente, o deputado Fernando Capez (PSDB), preste atenção nos problemas crônicos da Rodovia João Mellão (SP255), solicitando ao representante da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), que esclareça sobre a duplicação do trecho que passa em Avaré”, diz o vereador.
Estati também pede explicações a respeito de uma declaração dada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), em janeiro deste ano, de que as obras, em Avaré, teriam inicio em 30 dias, o que ainda não aconteceu.
A Frente Parlamentar pela Duplicação da Rodovia SP-255 foi instituída em julho de 2013 e foi coordenada pelo deputado Carlos Neder (PT). Nestes quase três anos, a Frente reuniu parlamentares, órgãos do Poder Executivo, empresários, lideranças regionais e municipais, concessionárias e moradores dos diversos trechos da rodovia.
Conforme o relatório apresentado, para facilitar a participação em âmbito regional, a rodovia foi dividida em sete trechos: 1. Coronel Macedo a Taquarituba; 2. Taquarituba a Avaré; 3. Avaré a São Manuel; 4. São Manuel a Igaraçu do Tietê; 5. Barra Bonita a Jaú; 6. Jaú a José Bonifácio; e 7. Bonifácio a Rincão. Esta forma de trabalho facilitou a ocorrência de reuniões regionalizadas por trechos.
A Frente, por meio de encontros e reuniões com técnicos e especialistas, pode levantar a qualidade do leito carroçável, situação dos acostamentos, entroncamentos, pontes, existência de viadutos e túneis para acesso de veículos aos municípios e empresas, estudo de localização de praças de pedágio, volume de tráfego, situação das estradas vicinais que dão acesso à rodovia, e necessidade de obras para garantir segurança aos pedestres e ciclistas.
Como resultado já alcançado, o relatório afirma que a presença do governador em diversos atos oficiais realizados em algumas das cidades cortadas pela rodovia, com o anúncio de medidas que tiveram o apoio da frente, demonstram que o governo está mais sensibilizado e que mudanças estão em curso, embora em ritmo aquém do desejado.
A Frente, em seu relatório, solicita providências urgentes para que o governo do Estado aloque recursos para a duplicação de toda a rodovia e, enquanto isso não ocorrer, que haja intervenções em cada um dos trechos citados para sua modernização e maior segurança.
No documento é pedida maior transparência nas decisões da administração direta e mais controle por parte da população e dos órgãos de imprensa sobre a utilização de recursos, inclusive dos auferidos nas praças de pedágio das rodovias estaduais.
É solicitado também que o relatório da frente seja encaminhado ao governador do Estado, ao secretário estadual de Logística e Transporte, ao superintendente do DER e à diretoria da Artesp.
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