CÂMARA DE VEREADORES DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE AVARÉ

Avenida Gilberto Filgueiras, 1631 - Alto da Colina - Avaré-SP - CEP: 18706-240

Fone: 0800-77-10-999 / (14) 3711-3070 / (14) 99726-5444 / (14) 99786-2458

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sessões Ordinárias: Toda segunda-feira às 19h

conteudo
“Falta de retaguarda de neurologia é nosso maior problema”, diz médico do P.S.
 

A falta de neuroclinico de retaguarda é hoje o maior problema do Pronto Socorro de Avaré. A afirmação é do médico coordenador do P.S., Fernando Ovando, e foi feita durante a visita da Comissão Especial da Saúde, na manhã do dia seis de abril.

Participaram da visita os vereadores: Marcelo Ortega (PV), RosângelaPaulucci (PMDB), David Cortez (PTB), Barreto do Mercado (PT) e Ernesto Albuquerque (PT). Eles foram acompanhados por Fernando Ovando e pelas enfermeiras Silene Nobre e Lucimara Trevisaran.

De acordo com Fernando Ovando, desde que a empresa I.F.S. Diagnóstico por Imagem assumiu a administração do local, todo o corpo clínico foi reformulado, o que acarretou em uma grande melhora no atendimento aos pacientes. “No que compete a nós, tem melhorado muito a qualidade do serviço”, afirmou Ovando.

“Hoje o maior problema do Pronto Socorro é a falta de retaguarda de neuroclínica e isso tem trazido problemas para nós. Quando chega um paciente com problemas neurológicos, colocamos na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) e pedimos uma avaliação deste paciente, porém a Cross recusa, alegando que o município tem profissional e não precisa sair daqui”, afirmou o médico.

O problema com a Cross também foi explicado pela chefe da enfermagem do Pronto Socorro, Silene Nobre. “Inserimos na Central e solicitamos a especialidade. A Cross nos informa que, no momento, não há pactualização da regulação quando o paciente sai da janela de 4 horas para trombólise”, afirmou.

Ainda segundo Nobre, quando há indicação e está dentro da janela para trombólise, a referência para Avaré passa a ser o Hospital das Clinicas de Botucatu, através de regulação da Cross. “Em caso de neurocirurgia, o paciente também é inserido na Central, porém, a referência é a Santa Casa de Avaré”, explica a enfermeira.

Fernando Ovando reafirma que hoje o maior problema do Pronto Socorro de Avaré é a falta de um neuroclinico. “Fazemos nossa parte muito bem. Quando uma paciente chega aqui, passa pela recepção, pela triagem, pela enfermaria, pelo médico. O único problema é a falta do neuroclinico”, diz.

Ovando informou também que atualmente o P.S. trabalha com nove médicos: seis no período das 07h às 19h e três, das 19h às 07h.

Destes seis médicos no primeiro período, dois são pediatras e, à noite, um.

Questionado a respeito da falta de retaguarda de cardiologia, Fernando Ovando garantiu que nenhum paciente, que chega ao P.S. com problemas cardíacos, sai sem solução.

Ovando também afirmou que houve uma grande melhora com relação a sala de observação do local, graças a implantação do chamado médico interno na Santa Casa de Avaré. “O período de permanência na observação aqui diminuiu muito. Antes tinha paciente que chegava a ficar sete dias, agora, o máximo, é 48 horas”.

Fernando Ovando também elogiou a implantação da chamada “classificação de risco”, onde os pacientes são separados por cor, que determinam a prioridade de atendimento.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Legislativo

Data: 12/04/2016

Voltar para inicial   Mais notícias...

Agenda
04/04/2024 - Audiência Pública 3º quadrimestre de 2023 da AVAREPREV - 19h
04/04/2024 - Audiência Pública 3º quadrimestre de 2023 da FREA - 19 horas
14/03/2024 - Oitivas da "CPI do Camping" a partir das 9 horas
07/03/2024 - Oitivas da "CPI do Camping" a partir das 9 horas

Mais eventos


Links
Assuntos
Midias
Mapa do Site

Acesso à Informação (e-SIC)
Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré

Copyright © 2015- Todos os Direitos Reservados à Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré

Desenvolvido por DZ Web & Design