CÂMARA DE VEREADORES DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE AVARÉ

Avenida Gilberto Filgueiras, 1631 - Alto da Colina - Avaré-SP - CEP: 18706-240

Fone: 0800-77-10-999 / (14) 3711-3070 / (14) 99726-5444 / (14) 99786-2458

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sessões Ordinárias: Toda segunda-feira às 19h

conteudo
Secretária garante: “Avaré não perderá o Samu”
 

A secretária de Saúde, Vanda Nassif Avelar, foi ouvida pelos vereadores que compõem a Comissão Especial da Saúde. A reunião aconteceu na manhã de quarta-feira, dia nove, e estiveram presentes os vereadores Marcelo Ortega (PV), Rosângela Paulucci (PMDB), Ernesto Albuquerque (PT), David Cortez (PP) e Barreto do Mercado (PT).

Vanda começou seu depoimento, que durou quase duas horas, explicando a nova mudança de endereço da Secretaria de Saúde, que acontecerá nos próximos meses. Atualmente , a pasta está localizada no antigo Water Park.

Segundo Vanda, a Secretaria deve passar a ocupar dois prédios, que abriguem toda a estrutura da saúde. Ela ainda informou que apresentou uma sugestão para que a pasta seja transferida para o prédio do antigo fórum de Avaré. “Por uma questão de logística, lá seria muito interessante, comportaria todos os departamentos juntos”, afirmou.

O pedido foi feito ao governo do Estado, proprietário do prédio.

A vereadora Rosângela Paulucci sugeriu que Vanda também estude a possibilidade de usar o espaço do antigo Hospital Geral, para abrigar a Secretaria de Saúde.

Plantões duplos

A secretária afirmou que a situação (de médicos que realizam plantões na Santa Casa e no Pronto Socorro ao mesmo tempo) já foi resolvida. Segundo ela, o novo contrato feito entre Prefeitura e Santa Casa exige a apresentação da relação de todos os plantões feitos, para que haja uma comparação de possíveis duplicidades.

“Antes não tinha obrigatoriedade de se conferir os plantões, mas agora tem. A própria Santa Casa, na sua prestação de contas, tem que apresentar a relação dos plantões realizados”, afirmou.

UPA

Vanda Nassif Avelar garantiu que, com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Pronto Socorro será desativado. “É totalmente inviável manter os dois funcionando”, afirmou.

A secretária ainda disse que a expectativa é de que a UPA esteja pronta até julho.

Pronto Socorro

Questionada a respeito do trabalho que vem sendo desenvolvido pela I.F.S., empresa que administra o P.S. atualmente, Vanda esclareceu que o contrato (que vence no próximo dia 31) será prorrogado. A secretária também elogiou o trabalho feito pelos profissionais.

“Eles vem desenvolvendo um bom trabalho, é claro que existem muitas dificuldades, mas muita coisa já foi feita, a implantação da classificação de risco foi fundamental para diminuir o tempo de espera, e a contratação de mais 10 médicos fez com que o fluxo no P.S. diminuísse, já que a população está procurando mais os postos de saúde”, explicou.

Questionada pelo vereador Marcelo Ortega se a inauguração da UPA não trará de volta a população para uma unidade de pronto atendido, já que o local será novidade, Vanda afirmou que a Secretaria tem consciência do possível problema e irá trabalhar na conscientização da população, para que continuem a procurar os postos de seus bairros.

Falta de medicamento

A secretária de Saúde classificou o ano de 2015, como “totalmente atípico e que tudo que poderia dar errado, deu”. Para ela, isto justificaria os problemas de falta de medicamentos enfrentados no ano passado.

“Foi uma somatória de fatores: houve redução de repasses, atraso de pagamento a fornecedor, atraso em fornecimento do programa Dose Certa e de medicamentos de alto custo (que são de responsabilidade do Estado), enfim, uma série de coisas que fugiram do planejado e o município precisou arcar com tudo isso. Até o programa de customizados o Estado reduziu para 30%. Tudo isso veio a somar”, explicou.

Vanda Nassif Avelar afirmou que a situação começa a se normalizar, embora alguns medicamentos ainda estejam em falta.

Informatização

Vanda Nassif também falou a respeito da informatização da saúde de Avaré, que, segundo ela, gradativamente está se tornando realidade.

Atualmente a Prefeitura conseguiu informatizar o almoxarifado da saúde e as farmácias dos postos do Bonsucesso e Jardim Paineiras.

“Quando eu assumi, a maioria dos postos sequer tinha internet, alguns nem computadores. Aos poucos estamos caminhando para resolver este problema”, disse a secretária.

Samu

“Avaré não irá perder a Samu”, garantiu a secretária, diante dos recentes boatos de que o Serviço de Atendimento Médico de Urgência poderia deixar a cidade.

Vanda explicou que fez um “dossiê” a respeito da situação das cidades da região, que pertencem ao Samu de Avaré, e encaminhou ao Ministério da Saúde. “Se algumas cidades continuarem a descumprirem o combinado, podemos pedir o desligamento destas”, disse.

Frota

Vanda Nassif Avelar reconheceu que a manutenção dos veículos da saúde é um dos grandes problemas a serem resolvidos. “A demanda é muito grande e o sucateamento dos carros é muito rápido”, diz.

O vereador Barreto do Mercado sugeriu que a saúde contasse com uma licitação diferenciada para o conserto da frota. Para ele, isto agilizaria a manutenção dos veículos. Sugestão que foi considerada "válida” pela secretária.

Dengue

A secretária de Saúde também falou dos casos de dengue e de zika no município.

Segundo ela, dos dois casos de zika suspeitos em gestantes, um já foi descartado. A cidade conta hoje com sete casos de dengue, sendo quatro autóctones.

Manutenção em postos

Vanda revelou que foi feita, recentemente, uma parceria com a Secretaria de Serviços e um funcionário está percorrendo todos os postos de saúde, para atender os problemas emergenciais de manutenção.

A secretária afirma que praticamente todos os postos de Avaré foram reformados durante a gestão de Poio Novaes, faltando apenas o Centro de Saúde I (postão) e o posto do Bairro Alto.

Ela lamentou que a maioria das pessoas não vejam as conquistas de sua pasta. Para Vanda é preciso uma mudança de foco. “Precisamos parar de olhar para o copo meio vazio e vê-lo meio cheio. Ninguém coloca fotos dos equipamentos novos que adquirimos, disso ninguém fala”, lamentou.

Retaguarda

Vanda Nassif garantiu que o problema com os médicos de retaguarda, que ameaçavam paralisar o atendimento, foi resolvido.

O secretário de Fazenda, Valdir Rodrigues Alves, teria se reunido com a categoria esta semana e acertado uma data para o pagamento do mês de dezembro.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Legislativo

Data: 10/03/2016

Voltar para inicial   Mais notícias...

Agenda
04/04/2024 - Audiência Pública 3º quadrimestre de 2023 da AVAREPREV - 19h
04/04/2024 - Audiência Pública 3º quadrimestre de 2023 da FREA - 19 horas
14/03/2024 - Oitivas da "CPI do Camping" a partir das 9 horas
07/03/2024 - Oitivas da "CPI do Camping" a partir das 9 horas

Mais eventos


Links
Assuntos
Midias
Mapa do Site

Acesso à Informação (e-SIC)
Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré

Copyright © 2015- Todos os Direitos Reservados à Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré

Desenvolvido por DZ Web & Design