O vereador Júlio César Theodoro, o Tucão (PSD), reiterou, na noite do último dia sete, pedido para que o prefeito Poio Novaes (PMDB) envie para a Câmara os relatórios dos últimos 12 meses, sobre a quantidade de chorume retirado do aterro sanitário de Avaré, pela empresa Quebec Construções.
O pedido já foi feito pelo vereador em setembro de 2015, desde que Tucão recebeu denúncia de que o chorume estaria sendo jogado no próprio aterro e nas entradas de acesso ao local.
O chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação, do apodrecimentode matérias orgânicas. Este líquido é encontrado nos lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável com odor de coisa podre, altamente contaminante.
Tucão explica que o processo de tratamento do chorume é muito importante para o meio ambiente, em caso do não haver o tratamento correto o liquido pode alcançar o os lençóis freáticos, rios e córregos, leva a contaminação total.
Já na época (em setembro), ele requereu o contrato feito com a empresa, projeto e recebimentos da Quebec Ambiental, responsável em administrar e gerir o aterro sanitário municipal. Tucão afirma que se a empresa contratada não enviar os documentos solicitados, tomará as medidas legais para a regulamentação do tratamento do chorume.
No requerimento reenviado ao prefeito, Tucão ressalta que, na mesma época, pediu informações a Sabesp e a Cetesb, que já se pronunciaram a respeito da possível presença de chorume no aterro de Avaré.
|