Foi aprovado na sessão plenária de segunda-feira, 06/10, o Projeto de Lei 230/2025, de autoria do vereador Hidalgo André de Freitas, que institui a Semana da Música e da Cultura Caipira, em homenagem ao violeiro, poeta e compositor Carlos Domingos Alonso, falecido no último dia 3 de setembro aos 94 anos de idade.
O projeto, já sancionado pelo Executivo através da Lei nº 3.309, de 07 de outubro de 2025, visa a promoção de ações de valorização, difusão e preservação da memória musical regional com a realização de eventos no município compreendidos por atividades culturais, educacionais, turísticas e econômicas.
“A cultura popular brasileira, especialmente a de raízes interioranas, encontra na música caipira uma de suas mais puras e legítimas expressões. Avaré, por sua vez, guarda com orgulho a condição de berço de alguns dos mais importantes representantes desse gênero, cujos nomes ressoam nacionalmente e mantêm viva a tradição oral e musical do povo do campo. No dia 03 de setembro de 2025 tivemos a triste notícia da morte do querido Carlos Domingos Alonso, um personagem que deixou um legado importante na cultura caipira do município”, ressalta Dr. Hidalgo.
A Semana da Música e da Cultura Caipira que agora integra o calendário oficial de eventos do Município poderá compreender atividades como: apresentações musicais e concertos temáticos; oficinas, palestras, exposições e rodas de conversa sobre a música caipira de raiz; atividades pedagógicas nas escolas da rede municipal de ensino; festivais, feiras e eventos gastronômicos com temática rural e tradicional; parcerias com entidades culturais, universidades, escolas, produtores locais e organizações da sociedade civil.
“Além disso, a semana visa fortalecer a identidade cultural do Município de Avaré como berço da música caipira de raiz; valorizar e difundir o legado do artista Carlos Domingos Alonso entre outros artistas do município; fomentar a economia criativa, o turismo cultural e o desenvolvimento local; promover a inclusão social e o acesso à cultura tradicional; incentivar o intercâmbio entre gerações, promovendo o diálogo entre mestres da tradição e novos artistas; estimular ações de educação patrimonial e formação cultural, especialmente nas escolas públicas; contribuir para a salvaguarda da memória, dos saberes e fazeres associados à cultura caipira, por meio de registros, acervos e publicações”, conclui o vereador e autor do projeto.
O Homenageado
Carlos Domingos Alonso, natural de Itatinga, foi poeta, compositor e instrumentista que passou a maior parte da sua vida em Avaré, onde conheceu e se apaixonou pela música. Filho de pai administrador de fazenda, ele foi influenciado pelo estilo musical desde muito cedo, tendo aprendido a tocar instrumento com poucas aulas e vendo outras pessoas tocarem. Compôs cerca de 200 músicas caipiras e inúmeras poesias e foi ainda idealizador do Clube da Viola e da Sanfona, que reunia amantes da música regional no Centro Comunitário do Jardim Brasil. Em 2015 foi homenageado pela Câmara Municipal de Avaré com a Medalha de Mérito Legislativo “Maneco Dionísio”, indicado pelo então vereador Edson Flávio Theodoro da Silva, o “Edinho da Farmácia”. Carlos Alonso faleceu em 3 de setembro de 2025, aos 94 anos de idade, deixando um legado exemplar no cenário caipira local e regional.
(Foto ilustrativa: Beatriz Duarte Lopes/Solotudo)
|