A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Avaré, espaço democrático criado para que o cidadão possa se manifestar durante as sessões ordinárias, contou com uma participação inusitada na última segunda-feira, 30. O jovem Vinícius Barreira, de 21 anos de idade, estudante do 1º Termo de Jornalismo da Uneduvale, usou da tribuna para convocar a juventude avareense a participar da vida política do município.
“Hoje, subo a esta tribuna não apenas como cidadão, mas como jovem. Um jovem que tem feito questão de acompanhar as sessões desta Casa de Leis. E é justamente por isso que venho levantar uma reflexão: onde estão os outros jovens? Onde estão aqueles que, como eu, também têm o direito – e o dever – de participar da vida política de sua cidade?”.
Para Vinícius, os jovens de hoje estariam desacreditados, invisibilizados e desmotivados com a política e diante de uma situação ainda mais grave, a descredibilização constante da juventude. “Quantas vezes ouvimos que ‘jovem não entende de nada’, que ‘falta maturidade’, que ‘não tem experiência’? Mas eu pergunto: como teremos experiência se nunca nos derem a oportunidade de participar? Como vamos transformar a política se não abrirmos espaço para novas ideias, novos rostos, novas formas de fazer política?”.
A criação da Secretaria Municipal da Juventude pela atual administração municipal também foi citada por Vinícius. Segundo ele é um passo importante, simbólico e real que mostra que a juventude não é mais vista apenas como discurso, mas como prioridade de gestão. “Que bom saber que temos um governo que acredita no jovem, que abre espaço e que convida a juventude a ser parte da construção do futuro. Quero deixar um recado claro, direto e que nasce da indignação e da esperança: muitos jovens dizem que a política é chata, é difícil, só tem ladrão, que ninguém presta…, mas quando você não estiver mais acreditando em ninguém – nem nos vereadores, nem no prefeito, nem no governador, nem no presidente – não desanime. Pense que o político honesto, comprometido e transformador pode ser você. A juventude existe, é viva e, apesar de tudo, sobrevive. Que essa sobrevivência se transforme em ação. Que a esperança se transforme em presença. E que a política volte a ser lugar de sonhos – inclusive os nossos”.
A participação do jovem Vinícius Barreira foi muito elogiada pelos vereadores, que teceram elogios e destacaram a falta de lideranças na juventude local, que precisa participar mais apresentando pautas relevantes para a faixa etária compreendida entre 16 e 24 anos de idade.
|