Câmara de Vereadores de Avaré recebeu protetores, veterinários e autoridades para a segunda audiência da Comissão especial de Estudos Sobre a Causa animal. A reunião foi realizada no dia 8 de maio, quarta-feira, no plenário do legislativo.
A comissão presidida pela vereadora Maria Isabel Dadário tem como membros os vereadores Marcelo José Ortega e Adalgisa Ward.
Participaram da mesa de discussão o Secretário Municipal da Agricultura, Ronaldo Vilas Boas; as professoras do curso de veterinária, Amanda Angélica Pela, Patrícia Galvão Gomes de Oliveiras e Aristides Garcia Filho; e as veterinárias Alessandra Regina Dhon Pimentel de Moraes, Adriana Ferraz e Marina Gea Peres.
Gislaine Soares Pereira, Ruth Aparecida de Oliveira e Mirian Shoji Nakatsugawa participaram representando as defensoras dos animais de Avaré.
Também fez parte da mesa a presidente da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Avaré, Juliana Clemente Rodrigues e a estudante do curso de veterinária Evelise Benedett.
Estudantes do curso de veterinária das faculdades Eduvale e UniFSP estiveram no plenário da Câmara de Vereadores para participar da audiência.
Os presentes puderam formular perguntas ao secretário municipal da Agricultura sobre as políticas públicas existentes em Avaré e as necessidades para melhorar o atendimento à população que necessita de atendimento aos seus animais.
A Comissão Especial ainda deliberou sobre a intenção de propor um Projeto para a criação de um Conselho Municipal voltado exclusivamente para a proteção animal.
O conselho deverá ser composto por defensores, veterinários, autoridades e representantes da sociedade civil.
A Comissão tem o objetivo de ouvir especialistas, instituições e pessoas que atuam diretamente na causa animal.
A iniciativa visa compreender o problema e oferecer soluções. O grupo, formado por três vereadores, terá 90 dias para promover um estudo acerca do tema. A comissão poderá ser prorrogada pelo mesmo período.
A comissão deve proceder estudos, emitir pareceres especializados e realizar investigações.
A reunião da comissão especial foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara de Avaré pelo Facebook e Youtube.
|