Na última sessão do dia 27 de junho, compareceu nesta Casa o Diretor de Divisão de Avaré da SABESP, Jorge Narciso de Matos Junior, a fim de esclarecer assuntos relacionados a qualidade da água destinada ao consumo dos munícipes, conforme requerido pelo vereador Ernesto Albuquerque no requerimento 464/2019.
O Diretor foi arguido por diversos vereadores e esclareceu que a qualidade da água é regulada pelo Ministério da Saúde e que são realizados aproximadamente 90 testes com periodicidade variada e que são entregues à Vigilância Sanitária, e todos os teses encontram-se dentro dos limites estabelecidos.
Ademais o Sr. Jorge acrescentou o mau cheiro, que diversos munícipes reclamam, não tem relação com a lagoa de tratamento de esgoto, mas sim com o retorno deste causado, na maior parte, pela sobrecarga da rede, pois há no município a cultura de se misturar as águas pluviais com a rede de esgoto.
Outro problema apontado pelos vereadores são as constantes enchentes em alguns pontos da cidade que causam o refluxo do esgoto em algumas áreas, o que foi explicado pelo Diretor que a ausência de uma estrutura adequada do município para dar vazão a essas águas acaba, também, sobrecarregando a rede de esgoto e, segundo ele, apesar de não ser responsabilidade da SABESP a questão das chuvas, eles vêm realizando obras com o intuito de amenizar o problema.
|