CÂMARA DE VEREADORES DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE AVARÉ

Avenida Gilberto Filgueiras, 1631 - Alto da Colina - Avaré-SP - CEP: 18706-240

Fone: 0800-77-10-999 / (14) 3711-3070 / (14) 99726-5444 / (14) 99786-2458

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sessões Ordinárias: Toda segunda-feira às 19h

conteudo
Começam as oitivas da CP do caso Tucão
 

A Comissão Processante, que investiga uma suposta quebra de decoro parlamentar por parte do vereador Júlio César Theodoro, o Tucão (DEM), deu início as oitivas esta semana.

A denúncia, que deu origem a CP, foi feita pelo jornalista Wilson de Oliveira (Ogunhê), em agosto deste ano.

O pedido é baseado em uma decisão da Justiça Federal da 3ª Região do Estado de São Paulo, que condenou Tucão a perda de seu mandato e a quase 4 anos de prisão, além do pagamento de multa de cerca de R$ 25 mil. Cabe recurso.

A CP é formada pelos vereadores Edinho da Farmácia (presidente), Vi Cortez (relatora) e Carlos Alberto Estati (membro).

A primeira oitiva aconteceu na manhã de segunda-feira, dia 17, com o contador da Prefeitura de Avaré, Jaime Pepe.

Pepe começou falando a respeito de questionamentos envolvendo o motorista Décio Gambini.

Gambini também foi condenado na mesma ação que Tucão. Ele é acusado de ter feito o transporte das mais de 20 toneladas de feijão.

Jaime Pepe disse desconhecer se Gambini, em 2010, foi contratado pela Prefeitura para transportar alimentos para entidades assistenciais. “O que sei é que existe uma nota de empenho em nome dele”, afirmou.

Questionado se tem conhecimento do inquérito civil instaurado contra Tucão, Jaime Pepe disse apenas ter conhecimento de uma documentação solicitada pela Procuradoria do Estado, através da Procuradoria do Município.

O contador da Prefeitura garantiu, em depoimento aos vereadores, que, na sala de contabilidade, Tucão nunca interferiu e nunca esteve no local para empenhar ou receber notas.

Presente a oitiva, Tucão afirmou que a nota emitida por Décio Gambini é datada de maio de 2010, enquanto o transporte teria sido feito em julho. O documento foi endossado pelo ex-prefeito Rogélio Barcheti.

De acordo com Jaime Pepe, a contabilidade não verifica se o serviço foi realmente feito. “Mesmo que a nota tenha vindo assinada pelo prefeito, entendo que ela teve a mesma tramitação que qualquer outra. O prefeito tem uma responsabilidade até maior que um chefe de setor. Se o prefeito assinou, ele tem conhecimento total de que o serviço foi feito”, afirmou.

Questionado se o ex-prefeito Barcheti poderia ter autorizado um serviço que ainda não havia sido feito, Pepe disse ser “difícil responder, mas que isso era improvável”. “Seria muita loucura”, afirmou.

Na tarde de terça-feira, 18, os vereadores ouviram mais duas testemunhas, desta vez o radialista Moises Lira e o comerciante Vanderlei Borba.

Moises Lira disse freqüentar o gabinete do vereador Tucão há muitos anos e nunca ter tido conhecimento de coisas erradas praticadas por ele, ou por seus ex-assessores Edi Fernandes e Fábio de Campos Silva (que também foram condenados na ação).

De acordo com Lira, ele ficou sabendo da “história do feijão” pela imprensa.

Vanderlei Borba, dono de um estabelecimento comercial no bairro Ipiranga, afirmou ter recebido três sacas de feijão de Edi Fernandes.

“Em momento nenhum, ela citou o nome do Tucão, apenas disse que era representante de bairro e me deu para entregar para famílias carentes do meu bairro”, diz.

Ainda de acordo com Borba, o feijão entregue “estava bem precário” e a doação aconteceu uma única vez.

 

 

 

Fonte: Assessoria de imprensa do Legislativo

Data: 21/10/2016

Voltar para inicial   Mais notícias...

Agenda
04/04/2024 - Audiência Pública 3º quadrimestre de 2023 da AVAREPREV - 19h
04/04/2024 - Audiência Pública 3º quadrimestre de 2023 da FREA - 19 horas
14/03/2024 - Oitivas da "CPI do Camping" a partir das 9 horas
07/03/2024 - Oitivas da "CPI do Camping" a partir das 9 horas

Mais eventos


Links
Assuntos
Midias
Mapa do Site

Acesso à Informação (e-SIC)
Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré

Copyright © 2015- Todos os Direitos Reservados à Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré

Desenvolvido por DZ Web & Design