CÂMARA DE VEREADORES DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE AVARÉ

Avenida Gilberto Filgueiras, 1631 - Alto da Colina - Avaré-SP - CEP: 18706-240

Fone: 0800-77-10-999 / (14) 3711-3070 / (14) 99726-5444 / (14) 99786-2458

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sessões Ordinárias: Toda segunda-feira às 19h

conteudo
“Quando o Executivo não faz sua parte, o povo fica a míngua”, afirma Estati
 

Os problemas causados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a inércia da Prefeitura em executar o contrato com a empresa, foram temas da palavra livre do vereador Carlos Alberto Estati (DEM), na sessão de segunda-feira, dia 13.

Estati visitou a Avenida Paranapanema, onde o esgoto corre a céu aberto, e gravou um vídeo com comerciantes e moradores do local falando sobre os problemas que isso traz para a vida deles.

“Quando o Executivo não faz sua parte, o povo fica a míngua, como vocês poderão ver no vídeo que vou exibir. A situação não acontece no norte do país, aonde o progresso não chegou. Isso é Avaré. É a denúncia de um povo que está quase implorando para que façam algo”, disse o vereador antes de começar a exibir o material, ao qual ele chamou de o “caminho da fedentina”.

No vídeo, Estati destaca que os moradores da Avenida Paranapanema vivem margeados por um esgoto que corre a céu aberto e que nenhum governante é capaz de resolver a situação.

“Este esgoto está a cinco metros do meu estabelecimento comercial e, além do mau cheiro, está poluindo o Horto Florestal. É uma vergonha para a nossa cidade. A Sabesp vem aqui e arruma, alguns dias depois estoura tudo de novo”, afirma o comerciante Carlos Cavini, no vídeo exibido pelo vereador.

Estati também conversou com a moradora Maria de Lurdes, que afirma que o esgoto corre em plena Avenida Paranapanema 24 horas por dias. “Não posso nem fritar uma carne na minha casa, de tanto bicho que junta por causa deste mau cheiro”, diz a dona de casa.

“A Sabesp vem, mexe e larga tudo na frente da minha casa. Todo mundo é obrigado a pisar neste esgoto”, diz outro morador do bairro.

Estati também mostrou a versão do secretário de Meio Ambiente, Claudio Hayashi, que critica as medidas paliativas da Companhia. “Desde que assumi a Secretaria percebi que tem problemas crônicos em alguns lugares. A Sabesp até resolve, mas de forma provisória. Acredito que o sistema de esgoto deles é muito antigo e precisa ser trocado”, afirma.

Hayashi afirmou ao vereador que a Secretaria de Meio Ambiente está juntando todas as notificações feitas à Sabesp e encaminhando ao departamento jurídico, para possíveis medidas legais.

Ao final da exibição do vídeo, Estati lamentou que, após quatro anos, mesmo com todos vereadores pressionando, não tenha resultado. Para ele, a Prefeitura, através da procuradoria, deveria agir de forma mais enérgica. “Eles (procuradoria) tem que acionar a Sabesp. Falta pouco para terminar este governo, mas ainda dá tempo. A gerência da Sabesp sentou comigo e disse que resolveria este problema da Avenida Paranapanema em 15 dias, 2 meses depois nada foi feito. Precisamos fazer algo. Isso é questão de saúde pública”, finalizou Estati.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Legislativo

Data: 16/06/2016

Voltar para inicial   Mais notícias...

Agenda
04/04/2024 - Audiência Pública 3º quadrimestre de 2023 da AVAREPREV - 19h
04/04/2024 - Audiência Pública 3º quadrimestre de 2023 da FREA - 19 horas
14/03/2024 - Oitivas da "CPI do Camping" a partir das 9 horas
07/03/2024 - Oitivas da "CPI do Camping" a partir das 9 horas

Mais eventos


Links
Assuntos
Midias
Mapa do Site

Acesso à Informação (e-SIC)
Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré

Copyright © 2015- Todos os Direitos Reservados à Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré

Desenvolvido por DZ Web & Design