CÂMARA DE VEREADORES DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE AVARÉ

Avenida Gilberto Filgueiras, 1631 - Alto da Colina - Avaré-SP - CEP: 18706-240

Fone: 0800-77-10-999 / (14) 3711-3070 / (14) 99726-5444 / (14) 99786-2458

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sessões Ordinárias: Toda segunda-feira às 19h

conteudo
Coleta de medicamentos preocupa Rosângela Paulucci
 

A vereadora Rosângela Paulucci (PMDB) sugeriu ao prefeito Poio Novaes (PMDB), na noite do dia 21, que estimule a instalação de recipientes para coleta de medicamentos vencidos e/ou sobras nas farmácias e drogarias de Avaré.

Segundo a vereadora, no Brasil ainda não há regulamentação para o descarte de medicamentos vencidos e cerca de 10 a 28 mil toneladas são descartados por ano pelos consumidores. “Farmácias e consumidores não são obrigados a recolher medicamentos vencidos, e esse é um tema alvo de debate. O descarte de medicamentos é uma questão de saúde pública e ambiental e vem se tornando um problema para a sociedade”, afirma Rosângela Paulucci.

Aliás, o descarte correto de medicamentos é uma antiga preocupação da vereadora, que é autora da lei que, no ano de 2009, instituiu o chamado Banco de Remédios em Avaré.

Pela lei da vereadora, o Banco de Remédios deve formar seu estoque através de doações de pessoas físicas e jurídicas e os medicamentos poderão ser doados em caixas fechadas ou fragmentados.

Durante a última sessão da Câmara, Rosângela Paulucci chegou a lamentar que esta lei não tenha saído do papel.

E na mesma noite, a vereadora formulou indicação ao prefeito Po para que este estimule o reuso de água nos postos de gasolina e lava - rápidos da cidade. “Passamos por uma grave crise hídrica e várias alternativas estão sendo implantadas para que se poupe a água potável, principalmente para atividades secundárias como a lavagem dos carros. Alguns postos de gasolina e lava - rápidos já estão dotando o sistema de água de reuso. É um mecanismo que capta a água (pluvial ou canalizada - tratada) faz a decantação e a devolve para uso”, explica a vereadora. 

Segundo Rosângela, a conta é simples: cada ser humano consome em média 110 litros de água por dia para, além de beber, suprir as necessidades básicas como higiene pessoal e limpeza de roupas. Já a lavagem de um carro gasta em média 300 litros.

Também na sessão de 21 de março, a líder do prefeito na Câmara se mostrou preocupada com a situação dos chamados “ferros-velhos” existentes na cidade.

Através de um requerimento, ela pede que o prefeito informe como é feita a fiscalização de  ferros-velhos, depósitos ou cooperativas recicláveis e desmanches no município.

Rosângela Paulucci também questiona quantas empresas do gênero existem em Avaré e se há um controle regular sobre o armazenamento ou acondicionamento de materiais, principalmente os que estão ao ar livre e podem tornar-se criadouros de mosquitos.

Finalizando seus requerimentos e indicações da última sessão da Câmara, a vereadora sugeriu que a Secretaria de Saúde estude a possibilidade de  instalar um trocador de fraldas no Pronto Socorro Municipal e, futuramente, no Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que deve ser inaugurada até julho deste ano.

A vereadora lembra que esta medida tem por objetivo atender ao pedido dos munícipes que quando aguardam consultas e atendimentos emergenciais, com suas crianças, não encontram local adequado para a troca de fraldas dos bebês. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Legislativo

Data: 23/03/2016

Voltar para inicial   Mais notícias...

Agenda
04/04/2024 - Audiência Pública 3º quadrimestre de 2023 da AVAREPREV - 19h
04/04/2024 - Audiência Pública 3º quadrimestre de 2023 da FREA - 19 horas
14/03/2024 - Oitivas da "CPI do Camping" a partir das 9 horas
07/03/2024 - Oitivas da "CPI do Camping" a partir das 9 horas

Mais eventos


Links
Assuntos
Midias
Mapa do Site

Acesso à Informação (e-SIC)
Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré

Copyright © 2015- Todos os Direitos Reservados à Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré

Desenvolvido por DZ Web & Design