CÂMARA DE VEREADORES DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE AVARÉ

Avenida Gilberto Filgueiras, 1631 - Alto da Colina - Avaré-SP - CEP: 18706-240

Fone: 0800-77-10-999 / (14) 3711-3070 / (14) 99726-5444 / (14) 99786-2458

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sessões Ordinárias: Toda segunda-feira às 19h

conteudo
Resumo da palavra livre - sessão do dia 29 de fevereiro
 

Tucão

O vereador Júlio Cesar Theodoro, o Tucão, foi o primeiro a usar a palavra livre, na noite do dia 29 de fevereiro.

Tucão começou seu discurso falando a respeito de um ofício, enviado a ele pelo Centro Paula Souza, respondendo questionamentos a respeito da instalação da Faculdade de Tecnologia em Avaré (Fatec).

No documento, representantes do Centro Paula Souza afirmam que aguardam que a Prefeitura de Avaré envie documentos para finalizar o processo de instalação da Fatec. O Executivo estaria sendo cobrado desde março de 2015.

Segundo Tucão, até o momento a Prefeitura de Avaré só providenciou a lei de adoção e não encaminhou mais nenhum documento. A falta de empenho do prefeito Poio Novaes e de seus secretários foi criticada pelo vereador do PSD.

Tucão também falou sobre a implantação de novas políticas públicas, voltada para o coletivo e na sustentabilidade, e apostando nesse novo modelo de contribuir com as ONGs, igrejas e projetos socioculturais, a fim de que se crie um equilíbrio de ações em Avaré no que tange, administração pública e projetos não governamentais que tanto solidarizam-se em ajudar vidas.

Outro ponto do discurso de Tucão, na noite do dia 29 de fevereiro, foi o saneamento básico e o estado de calamidade em que a cidade se encontra, segundo ele.

Para Tucão, se não houver uma intervenção emergencial, Avaré “irá afundar”. O vereador teceu críticas a Sabesp que, para ele, está poluindo a Represa de Jurumirim com vazamentos.

Rosângela Paulucci

A vereadora e líder do prefeito, Rosângela Paulucci, começou sua palavra livre anunciando que a partir da próxima segunda-feira, dia sete de março, a Prefeitura de Avaré disponibilizará quatro atendentes exclusivamente para receberem reclamações de mato e buracos. Segundo ela, a ordem do prefeito Poio Novaes é de que não haja mais reclamações com relação a estes dois problemas.

De acordo com a líder do prefeito, o Executivo mapeou 500 buracos na cidade, que são de responsabilidade da Sabesp. Todos teriam sido notificados.

Ainda segundo Rosângela, outros 750 lotes particulares também foram mapeados, sem manutenção. Para a vereadora, a nova lei imposta pela Prefeitura, de dois salários mínimos (se houver entulhos também nestes lotes) deve minimizar este problema.

Rosângela Paulucci anunciou que não há urgência na realização do cadastro biométrico para a população de Avaré. Segundo ela, a justiça eleitoral adiou a medida para as eleições de 2018.

Denilson Ziroldo

O presidente da Câmara, Denilson Ziroldo, deu início ao seu discurso comentando a fala do vereador Tucão, a respeito da Fatec.

Assim como Tucão, Ziroldo criticou a Prefeitura de Avaré pela demora em enviar os documentos solicitados pelo Centro Paula Souza.

Denilson Ziroldo ainda exibiu um vídeo da situação em que se encontra a passagem entre o Pronto Socorro e a Santa Casa de Avaré, sem qualquer manutenção. Ele afirmou que foi até o local atendendo a pedidos de funcionários do P.S.

Em seu discurso, o presidente voltou a criticar o descaso do prefeito Poio Novaes com a saúde.

David Cortez

David Cortez, vereador pelo PP, comentou os buracos existentes na Avenida Mario Covas e também uma placa colocada próxima a rotatória do loteamento Villa Jatobá, ironizando a situação em que se encontra o Parque Industrial de Avaré.

Na placa está escrito: Parque Aquático.

Cortez pediu que a Secretaria de Turismo agilize as obras do calçadão do Costa Azul e reclamou que o parque de exposições da Emapa está sendo mal explorado. Para ele, o local deveria receber eventos continuamente.

O vereador pelo PP ainda pediu que se desenvolva um projeto de conscientização de recepção para turistas.

Ditinho da Farmácia

Ditinho da Farmácia, vereador pelo PT, fez uma análise do cenário político brasileiro e lamentou o projeto da janela da identidade partidária, que, na opinião dele, fragiliza as legendas.

O petista ainda afirmou que existe muito pessimismo com relação a economia brasileira, mas afirmou que há também muitas pessoas que acreditam nela, principalmente na agropecuária brasileira, e Avaré está neste eixo de produção.

Roberto Araujo

Durante sua palavra livre, o vice-presidente da Câmara, Roberto Araujo, voltou a falar das câmeras de monitoramento, que existiam na região central de Avaré e eram uma ferramenta eficaz para elucidação de crimes.

Roberto Araujo fez um apelo ao secretário de Serviços, Ricardo Aurani, para que dê atenção especial aos bairros Jardim Presidencial, Jardim Califórnia, Jardim Paraíso e Terras de São José.

O vereador ainda defendeu a reestruturação da carreira dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (A.D.I.), para que haja melhorias na qualidade de ensino da rede municipal. Ele citou como exemplo as cidades de Curitiba (PR) e Piraju (SP) que equiparam a categoria dos A.D.I.s a dos professores.

Marcelo Ortega

Na sequencia foi a vez do vereador pelo PV, Marcelo Ortega, falar. Ele começou seu discurso comentando sobre o Ecopag e afirmando que espera que o prefeito consiga resolver a situação.

Ortega também sugeriu que se instale uma Farmácia Popular na esquina do postão da Rua Acre.

O vereador pelo PV terminou sua palavra livre falando da Lei de reforço escolar, de sua autoria, e que visa proporcionar uma boa qualidade na educação. Ele clamou para que a secretária de Educação, Lucia Lellis, desenvolva um projeto e coloque esta lei em prática.

Barreto do Mercado

Barreto do Mercado falou a respeito das últimas audiências públicas realizadas na Câmara, do Plano Diretor e da Gestão Fiscal.

O vereador ainda exibiu imagens de uma visita ao assentamento Santa Adelaide, onde ocorreu o rompimento de vários açudes.

Laid´s Baiano

Laid´s Baiano voltou a se queixar da falta de manutenção existente pelas ruas da cidade e pediu que o prefeito Poio Novaes intensifique o trabalho de tapa buracos.

Laid´s Baiano também se queixou das inúmeras lâmpadas queimadas existentes na cidade.

Bruna Silvestre

Bruna Silvestre usou seu tempo de palavra livre para fazer um desabafo a respeito de seu pai, o ex-prefeito Joselyr Silvestre, que foi preso naquele dia.

A vereadora agradeceu seu pai e afirmou que não se envergonha dele.

Carlos Alberto Estati

Carlos Alberto Estati voltou a falar do seu requerimento do Disk-Dengue e esclareceu que sua ideia é que haja um número diferenciado para esta finalidade, como em outras cidades.

Estati falou da importância de se “desburocratizar” denúncias de possíveis criadouros de dengue e ainda exibiu um áudio, onde seu assessor parlamentar tentar protocolar uma reclamação, na Vigilância Sanitária.

O funcionário da Vigilância pede várias informações, além de exigir que a denúncia seja feita por escrito, ou, por e-mail.

Estati também falou a respeito de obras do turismo que “não andam”, como o famoso Arenão e o calçadão do Costa Azul.

Ernesto Albuquerque

O petista Ernesto Albuquerque justificou o não envio de documentos ao Centro Paula Souza, responsável pela Fatec.

Segundo ele, a Prefeitura de Avaré não enviou a documentação faltante, atendendo a um pedido da própria entidade, por causa da falta de recursos estaduais.

Ernesto, que também é médico, atualizou os números da dengue em Avaré. Segundo ele, são quatro casos confirmados da doença e dois casos de gestantes com suspeita de Zika vírus.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Legislativo

Data: 03/03/2016

Voltar para inicial   Mais notícias...

Agenda
04/04/2024 - Audiência Pública 3º quadrimestre de 2023 da AVAREPREV - 19h
04/04/2024 - Audiência Pública 3º quadrimestre de 2023 da FREA - 19 horas
14/03/2024 - Oitivas da "CPI do Camping" a partir das 9 horas
07/03/2024 - Oitivas da "CPI do Camping" a partir das 9 horas

Mais eventos


Links
Assuntos
Midias
Mapa do Site

Acesso à Informação (e-SIC)
Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré

Copyright © 2015- Todos os Direitos Reservados à Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré

Desenvolvido por DZ Web & Design